quarta-feira, 14 de março de 2012

SOLIDARIEDADE


Não tem sido raro a palavra solidariedade ser associada apenas à ajuda financeira e material a pessoas carentes e necessitadas,seja em momentos de tragédias naturais,como enchentes e terremotos,ou mesmo na ajuda a um morador de rua,por exemplo.SOLIDARIEDADE é muito mais do que isto!
É também,como ensina o conceituado dicionário Michaellis,dentre outras definições, "...a condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si,responsabilidades de uma ação,empresa ou de um negócio,respondendo todas por uma e uma por todas".
Solidariedade é uma dessas palavras com significados fortes que ganham até dia comemorativo,como Dia das Mães,dia do amigo etc.
No entanto como em tantos outros conceitos  que recebem homenagens,as ações na prática deixam e muito a desejar.
A  solidariedade ganha muitas campanhas,mas,proporcionalmente,poucos adeptos.Há que se tirar mais este conceito do "papel" e do discurso e praticá-lo mais no dia a dia.
é preciso também entender que solidariedade não é somente ajudar e levar alguma coisa a alguém carente.
Pode se traduzir em ajuda espiritual e ajuda educacional por exemplo.
Pois formar,informar e esclarecer também são atitudes solidárias.Afinal,mais bem informados,todos nós podemos cuidar melhor da saúde,arriscar menos a vida,etc.
O ser humano solidário deve estar preocupado em ajudar a sociedade como um todo.O solidário abre uma porta, responde a uma pergunta,tira uma dúvida,além de visitar abrigos de crianças e idosos ou pessoas que vivem sozinhas em hospitais. A solidariedade não carrega interesses a não ser o de ajudar o próximo.
É um ato essencialmente humano.Dos animais não se espera solidariedade.Animal é instinto puro. é irracional e apenas luta pela própria sobrevivência.
O ser humano, não.Tem a diferencia-lo o raciocínio,que pode,deve e precisa ser usado na ajuda mútua.
E,assim, a solidariedade humana pode ajudar - e o faz,em grande parte - a melhorar uma sociedade, uma país , e o mundo inteiro.Os solidários desta forma, estão promovendo um mundo melhor para si mesmos,para os próximos e para os seus descendentes.
Para os mais incrédulos,é bom lembrar que existem pesquisas que  afirmam que trabalhos voluntários 
de ajuda ao próximo tornam as pessoas menos tristes e podem estimular o bom humor,já que pessoas solidárias adquiririam maior facilidade de encarar os problemas inerentes à vida.Finalizando,nunca será demais repetir que o ato solidário pode dar a certeza ou pelo menos a sensação do prazer de se estar colaborando para um  mundo melhor.

"A SOLIDARIEDADE É MAIS DO QUE
AJUDA MATERIAL É TAMBÉM
AJUDA ESPIRITUAL E
AJUDA EDUCACIONAL.
POIS FORMAR,INFORMAR
E ESCLARECER TAMBÉM SÃO
ATITUDES SOLIDÁRIAS"

FONTE: Revista Plenitude nº199

E o Trabalho Continua...

 Agente da comunidade Cocaia consagrando uma cesta a ser doada para uma família que temos cuidado. 


Famiíia carente que passa por diversas dificuldades,tanto financeiras,quanto na área da saúde,entre outras. 

A esquerda Daniela,acompanhada da sogra Luzita e seu filho de 5 meses André.A direita Tatiana  Agente da Comunidade e evangelista.
Daniela 21 anos, sofre de problemas psicológicos desde a infância,coincidentemente casada com um rapaz pouco mais velho que tem o mesmo problema psicológico que ela.Já a Dona Luzita após um acidente automobilístico que a deixou em coma por um tempo considerado,desenvolveu  problemas psicológicos e perca da memória,e viciou-se em álcool.
Temos nos empenhado com toda nossa força para ajudar essa família.